29 de dezembro de 2004

Feliz Ano Novo!


" Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim " ( Chico Xavier ).
E por que não começar já em 2005? :)

26 de dezembro de 2004

Boas Festas!!!!!


Natal, Bélém - 25 de Dezembro

15 de dezembro de 2004

" Gosto muito de ti"

Para algumas pessoas palavras como estas são dificeis de dizer.
Há pouco tempo, dei a mão a um amigo e disse-lhe: gosto muito de ti!
Apesar de ter sabido bem ouvir-me dizer tal coisa, não deixou de ficar algo surpreendido e até incomodado. Incomodado no sentido de ter de ligar-me para saber exactamente o que eu queria dizer com estas palavras.
Não quis dizer nada mais claro do que disse...gosto muito dele. É um amigo, uma pessoa que estimo, com quem gosto de conversar.
Obviamente esta dúvida só surgiu por ser do sexo oposto, mas mesmo assim, demonstra como , ao contrário do que possa parecer nos dias de hoje, o que se diz, várias vezes, tem um significado que ultrapassa aquilo que se possa fazer.
Nem sempre conseguimos, mesmo actualmente, dizer o que sentimos ou, se o dizemos, nem sempre do outro lado quem recebe as palavras está preparado para as receber.

O que fiz nesse dia foi verbalizar algo que aparentemente pelos actos já era adquirido. Gosto muito desse meu amigo.
Mas mesmo assim, quando o dizemos directa e tranquilamente, chegamos a assustar quem nos rodeia.

Nem sempre se pode ou deve dizer tudo, claro. Mas palavras como gosto de ti, amo-te e desculpa, são muitas vezes melindrosas.

:)

9 de dezembro de 2004

Opiniões

Ainda bem que alguém respondeu ao post do etnocentrismo! :)

A única coisa que se espera, e isso não é pedir nada em troca, é que as pessoas pensem por si próprias e dêem a sua opinião.
O etnocentrismo nada ajuda na liberdade, condiciona o nosso pensamento. Aliás, poucas são as pessoas que sequer falam nestas coisas. Se não fossemos todos demasiado etnocêntricos, não temeriamos tanto falar de outras coisas sem ser o futebol, por exemplo, isso sim uma arma que sempre foi usada pela política para fins muito pouco desportivos, enquanto há bola e escandalos, outros assuntos que deveriam ter a atenção das pessoas com o mesmo tempo de antena, passam ao lado...

Estou sinceramente feliz por este assunto ter despertado a atenção.
Infelizmente é o único comentário até agora. Somos de facto poucos os que param para pensar no mundo em que vivemos. E sim, you " made my day" :)

Sendo nós seres sociais, por que não aprender de facto a vivermos em sociedade?

1 de dezembro de 2004

Etnocentrismo

Etnocentrismo - a tendência a considerar a cultura do seu próprio povo como a medida de todas as outras. É uma tendência a evitar. Esta atitude não passa de um preconceito. É suposto ter sido substituída pelo respeito pela diversidade das culturas. Não se pode considerar inferior aquilo que é apenas diferente.
É na diversidade que residem todas as possibilidades de progresso da humanidade. As diferenças são uma mais valia para todos.
Eu não compreendo o racismo, a xenofobia, a pretensão de alguma cultura se considerar superior a outra. Bem, se compreendesse não estaria a estudar Antropologia.
O etnocentrismo, como muito bem diz Robert Rowland, é uma doença cultural que afecta o descernimento e o comportamento em face a outras culturas, que leva ao preconceito cultural e social.
Embora tenhamos evoluído tecnologica e cientificamente, considero que o ser humano em termos de concepção de si próprio, de humanidade, não só não evoluiu com em alguns aspectos, dados os milénios de existência que temos, regrediu.
Isto daria muitas páginas de opinião, mas mais do que opinião, isto é um facto. Tudo o que está escrito acima são factos. Pena tão poucos de nós pensarmos assim.

Querem comentar? Make my day!

16 de novembro de 2004

#7 - Anathema - concerto acústico - Portugal

Atenção fãs de Anathema, em Dezembro os irmãos Vincent e Daniel Cavanagh apresentarão muitos dos clássicos de Anathema em formato acústico nos Auditórios do Instituto Português da Juventude, dia 3 em Lisboa e dia 4 em Leiria, respectivamente. O preço do bilhete é de 12€ em pré-reserva e 13€ no dia do espectáculo."

Início às 21:30h - Abertura das portas às 21 horas lotação limitada a 175 pessoas

Contactos para reserva: Email: anathemaportugal@hotmail.com Telefone: 966970664 ou 967035081
___

Eu já reservei um!!

15 de novembro de 2004

#6


Não é fantástico?...Nem uma única fronteira! Who the hell invented them?!

4 de novembro de 2004

#4 - Open your eyes, open your mind...

Ainda bem que não estava iludida!...

Ainda bem para mim porque não me desiludi, pior para o mundo.
Os americanos decidiram continuar a perder direitos cívicos, a serem mais retrógados, de volta da extrema direita, com tudo o que isso acarreta. É um problema deles.
No entanto, deveriam saber que não escolhem só para eles, a decisão afecta todos.
Se não concordo com esta "ordem " mundial, muito menos me agrada essa ordem ser liderada por um homem como o Bush.
Sou obrigada a reformular: os americanos decidiram, problema nosso!

1 de novembro de 2004

#3 - Não me desiludo porque não estou iludida...

Infelizmente, o mundo inteiro segue as eleições americanas.
Infelizmente, porque vivemos sob um império e isso está errado por si.
Infelizmente, porque para além de ser um império que controla o mundo, é em si controlado por mentecaptos.
Uns mais que outros, este mais que qualquer um. George W. Bush, pior que o seu pai, quando isso parecia quase impossível.
Uma América mais estúpida, quando isso parecia quase impossível de conseguir.
Uma América com o que a direita tem de pior, com o pior republicano dos últimos tempos.
Uma América cada vez mais egocêntrica, populista, egoista, autoritária.
Uma América mais fria, mais ignorante.
Infelizmente, uma América que em vez de usar o poder que tem para o que está certo e pelas razões certas, o utiliza para o que não deve e pelas razões erradas.Não é que seja novidade...
Infelizmente, não é tão pouco surpreendente. Talvez surpreendente seja o resultado das eleições amanhã, ou não.
Gostava de surpreender-me, uma vez que fosse, pela positiva pelos americanos.
Haveriam centenas de outras linhas a escrever sobre Bush, sobre a América. Os acontecimentos desde 2001 têm falado por si. Quem melhor do que o próprio Bush para mostrar o que é e o que pensa?!

Não me desiludo porque não estou iludida... e vocês?

30 de outubro de 2004

#2 - Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

Um dia que não pode passar sem ser assinalado, como tantos outros serão.

Em Portugal, morrem em média quatro mulheres por dia devido a esta doença.
Muitas outras não morrem, porque o cancro foi detectado a tempo de salvar-lhes a vida, mas nem a todas a tempo de salvar um seio, a sua auto-estima, a sua segurança.
Por todas que lutaram, lutam e lutarão no futuro contra o cancro da mama, o meu bem haja!
Eu já fui operada a uma mama para retirar um nódulo bastante grande, felizmente não tinha nada que ver com cancro. Mas mesmo assim, psicologicamente afectou-me imenso e pensei muito nas mulheres que passam pela doença.

Ficam aqui alguns links que podem visitar para se informarem sobre este problema, que afecta maioritariamente as mulheres, mas não só.

http://www.mulherportuguesa.com/content/category/3/194/207/
http://www.cienciaviva.pt/healthXXI/topics.asp?lang=pt&accao=ipatimup6_pt
http://www.tsf.pt/online/vida/interior.asp?id_artigo=TSF132918
http://jn.sapo.pt/2004/10/29/grande_porto/iniciativas_para_prevenir_o_cancro_m.html

29 de outubro de 2004

#1

Finalmente um blog meu...dirá um amigo que há meses me incentiva a criar um! Está criado...Poucas pessoas o conhecerão e assim o pretendo.
Para quem me conhece, a quem este blog é preferencialmente destinado, para além da paixão pela fotografia, também sempre escrevi.
A palavra escrita é o meu veículo, a minha fuga...

Assim, a partir de agora, para além das folhas de papel, tenho este spot para exorcisar o que passa pelo meu pensamento!
Partilharei convosco ideias, sentimentos, sensações e como o blog directamente denuncia, sou uma inconformada. :) Idealista também, às vezes radical outras menos...alguém que recusa simplesmente absorver e aceitar o que me rodeia, que recusa não pensar sobre todas as coisas e questioná-las.

Mas não apenas pensamentos e ideias verão por aqui. É um espaço aberto, uma tortulia virtual, assim o espero. Música, imagem, o que apetecer!
Bem vindos!

AM