1 de dezembro de 2004

Etnocentrismo

Etnocentrismo - a tendência a considerar a cultura do seu próprio povo como a medida de todas as outras. É uma tendência a evitar. Esta atitude não passa de um preconceito. É suposto ter sido substituída pelo respeito pela diversidade das culturas. Não se pode considerar inferior aquilo que é apenas diferente.
É na diversidade que residem todas as possibilidades de progresso da humanidade. As diferenças são uma mais valia para todos.
Eu não compreendo o racismo, a xenofobia, a pretensão de alguma cultura se considerar superior a outra. Bem, se compreendesse não estaria a estudar Antropologia.
O etnocentrismo, como muito bem diz Robert Rowland, é uma doença cultural que afecta o descernimento e o comportamento em face a outras culturas, que leva ao preconceito cultural e social.
Embora tenhamos evoluído tecnologica e cientificamente, considero que o ser humano em termos de concepção de si próprio, de humanidade, não só não evoluiu com em alguns aspectos, dados os milénios de existência que temos, regrediu.
Isto daria muitas páginas de opinião, mas mais do que opinião, isto é um facto. Tudo o que está escrito acima são factos. Pena tão poucos de nós pensarmos assim.

Querem comentar? Make my day!

1 comentário:

Anónimo disse...

Aos factos só se costuma dar atenção quando estes nos beneficiam claramente e sem pedir nada em troca, mas que o tema dá muito que discutir, isso dá.

Ao falar-se de etnocentrismo, presumo que a primeira ideia que vem à cabeça de uma pessoa comum é a diferença entre dois países e qual é o mais rico, depois começa-se a analisar/comparar as culturas - estes são assim, aqueles são assado, etc. -, outra perspectiva mais expontanea que uma pessoa pode ter é a diferença entre regiões de um continente ou entre continentes. O que as pessoas não reparam, ou preferem não ver, são as diferenças culturais dentro do próprio povo: guerras norte/sul, litoral/interior, etc. Uma causa provável é o modo como essas diferenças são apresentadas, noticias sensacionalistas e/ou com factor politico apresentadas frequentemente que se tornam banais aos olhos das pessoas, ou o dar como adquirido das diferenças e aproveita-las como instrumento de comédia (ex: anedotas de alentejanos).

Aproveitando o spot publicitário do turismo (vá para fora cá dentro), é começar primeiro com o nosso próprio povo, porque o resto vai atrás (em teoria)

Em contradição (ou não), embora o etnocentrismo não seja "bonito", possivelmente ajuda a manter a liberdade de expressão e vontade própria, porque sem "problemas" como este a sociedade aproxima-se da "desejada" utopia, na qual tudo é perfeito, e se todos tem a mesma sintonia para o gosto, quem é que sobra para pôr em causa as nossas ideologias que até podem estar erradas?
Fazendo uma pequena analogia, ninguem gosta de insectos, mas que são importantes para a natureza/meio ambiente ninguém duvida!

Tentei ser o mais curto possível, mas para dar opiniões/comentários nem sempre é possível.

DRC