9 de maio de 2009

Amizade

Aqui vão algumas das respostas a que pedi a um grupo de pessoas para me enviar (faz parte do meu percurso e exercícios de auto-estima). Partilho porque é assim que vejo qualquer tipo de amizade: honesta.


"Porque gosto de ti: porque recebes, porque ouves, porque és experiente sem ser arrogante, porque és generosa (último episódio: fala de mim à XXX, porque a minha história é parecida), porque tens ideias e convicções mas neutralidade quando precisas, porque tens cultura musical, porque tens horizontes largos, porque sorris quando falas, porque ficas feliz quando eu fico, porque és frágil mas forte, sensível mas pragmática.

Quando não gosto de ti: no trabalho. És má. Lembro-me de dois episódios contigo em que não gostei de tratar o assunto contigo. Foste mecânica e deste-me respostas-tipo… Ninguém me dá respostas-tipo! J Tens sempre razão e eu também, talvez seja isso"

_______________________


"Apesar de sentir que em certos momentos ou fases a tua auto-estima fica um pouco machucada, analisando as tuas palavras e descrições, não creio que tenhas problemas de auto-estima, isto porque sempre te vi como uma pessoa determinada e que segue os objectivos com paixão, ou seja, és uma pessoa obstinada quando encontra no caminho um desafio à altura ou quando cria um objectivo merecedor.

Acontece porém, por vezes termos falta de objectivos e sentirmos que os caminhos não têm sentido, mas isso para uma pessoa determinada como tu não deverá apresentar grande problema, é uma questão de te focares nos objectivos e mesmo de encontrar novos desafios... ou recuperar antigos, quem sabe... pelo sim ou pelo não, envio-te em anexo 3 fotografias que tirei este fim de semana aqui em Lisboa apenas para te lembrar o quanto gostas de fotografia e o quanto gostas de Lisboa, por isso porque não juntar as duas coisas num fim de semana de passeio com o respectivo amado? O "não apetece" ou "não tenho tempo" só vencem se deixares...
A tua auto-estima estará possivelmente relacionada com um defeito teu, a não valorização pessoal... sei que é difícil ver as nossas próprias qualidades, pois mais depressa vemos os defeitos dado que são eles que nos incomodam, contudo, por vezes o simples facto de sermos quem somos e de o mostrar às pessoas à nossa volta, todas as virtudes e qualidades são-nos naturalmente lembradas, reveladas e mostradas.
Por isso Ana, penso que melhor do que apresentar uma lista de qualidades ou defeitos, será neste caso melhor dizer-te simplesmente que acredito em ti e nas tuas capacidades de recuperar a auto-estima e auto-confiança, pois tenho confiança de que és capaz!"



Parece lamechice, mas estas palavras ajudam... muito! E deixam-me com um sorriso nos lábios.


Sem comentários: