15 de julho de 2007

O hi5 e afins

Só conheço de perto o hi5, embora existam outros sítios idênticos na internet.
Eu acho piada, acho mesmo uma boa ideia. Quase toda a gente que conheço dos 20 aos 40 tem a sua página (chamemos-lhe assim) no hi5. É mais um meio de contacto que a internet disponibiliza. Encontrei e encontro antigos colegas de escola, de trabalho e amigos que estão no estrangeiro. É, para mim, a grande vantagem. Consigo, a partir do hi5, manter contactos e reatar outros. Partilhamos uma parte de nós a essa rede (rede de amigos).
Mas o hi5, como todos os sítios na internet em que podemos colocar fotografias, idade e outras informações pessoais, possibilita outro tipo de intenções e interacções.
Como vos deve acontecer, aos hi5ianos, eu recebo com frequência pedidos de amizade de desconhecidos, e mensagens. No meu caso, de homens. Normalmente, porque viram fotos e tentam a sua sorte. Pedem email para falar no messenger, comentam as fotos.
O engate via internet não é novidade, não foi o hi5 que o inventou. Devem lembrar-se das salas de chat no irc, em que sempre que alguém aparecia a perguntar o sexo e a idade, já sabiamos o que vinha a seguir se respondessemos.
Miúdos giros, muitos com menos de 20, arriscam a sua sorte, mesmo que não passe da realidade virtual da net, contactar mulheres mais velhas e vice-versa, seguramente.

Como futura antropóloga, estes meios de comunicação e divulgação interessam-me.
Já pensei em fazer uma experiência para a poder documentar. Dá muito trabalho e teria de ter tempo e estudar cuidadosamente o tipo de resposta, informação a disponbilizar, seguir os passos de investigação social.
Preocupa-me, por outro lado, a forma como adolescentes e mais novos poderão ser abordados por utilizadores mal intencionados,o que é frequente.
Como adultos, nós sabemos (vamos partir deste princípio generalizando) o que estamos a fazer quando colocamos uma fotografia, a idade, o estado civil. (Vamos também partir do principio que, como eu, a informação colocada sobre nós é verdadeira). Tendo consciência da utilização massiva de predadores sexuais, por exemplo, na internet, da mesma maneira que me enviam mensagens a dizer que sou bonita e gostavam de conhecer-me, o mesmo se passa certamente em direcção a miúdas e miúdos, por parte de pessoas mais velhas, mesmo passando-se por alguém da mesma idade que eles. É muito fácil mentir na internet, termos outras personalidades, idades, origens, etc.
Eu sou utilizadora e completamente a favor da internet. Já conheci pessoas por aqui, que se tornaram amigos, bons amigos, na vida "real". Criamos blogs, fóruns, páginas, tudo está ao nosso alcance.
Estou seriamente a pensar em levar em frente a referida experiência.

Gostava que me dissessem especificamente o que acham sobre o hi5 ou outros sítios idênticos. Aqui nos comentários ou por mail. Se tiverem algum episódio com contactos inesperados, mensagens e comentários, e estiverem dispostos a partilhar, agradecia também.

2 comentários:

DRC disse...

Começando pelo hi5 em si, de início vi como algo simplesmente fútil, era mais para ver quem tinha mais amigos, acabei por fazer um perfil na altura mais por pressão de outros que diziam "então não tens hi5? porquê? faz lá!!", depois vieram as fotos "quando é que metes uma foto? tás com vergonha?". Mas isto era de início e com os amigos de circunstância, com o aparecimento dos amigos "verdadeiros" acabei por tomar o gosto, de certa forma permite manter conhecimento sobre o que as pessoas fazem, e mais importante, é outro modo que permite reconhecer públicamente um(a) amigo(a).

Quanto à internet e outros sites semelhantes, a componente sexual acaba sempre por fazer a sua aparição, nem que seja através da publicidade. Sobre a possibilidade de conhecer outras pessoas, um dos primeiros amigos que deu-me a conhecer o hi5, de início só me falava das amigas que os amigos tinham e que conheceu através do hi5, eventualmente acabou por "crescer". Mas se de início todos nós temos curiosidade em ver os outros, também é verdade como disseste, é mais um meio para os predadores se movimentarem, mas não acho que se restringa aos mais novos, começa a ser um estereotipo que se faz, cada um sabe o que está a pôr na net, pelo menos a nível de fotos, e já não há santinhos(as). Até já há é casos de serem os jovens a "gozar" com os mais velhos. Mas o hi5 neste "mundo" será algo mais voyeurista, outro tipo de sites ou programas é que farão o maior mal. Mas não é nada difícil de achar perfis de pessoas quase a oferecerem-se, basta ver o caso do famoso "hi5 porcas" que trouxe ao de cima as meninas mais exibicionistas (também houve a versão masculina do blog), mas também existem grupos onde tanto se apanha do pior e do melhor, nesses grupos de cariz mais sexual, vê-se pessoas com mentalidade mais aberta, que dão a conhecer aspectos menos conhecidos, mas também há os tais predadores que se metem nesses grupos há espera de ganhar algo.

Também podes experimentar a ver a quantidade de pessoas que querem conhecer celebridades, até ficam doidas de alegria por o Tony Carreira ou a Merche Romero as terem aceites na lista de amigos.

Episódios no hi5, não me aconteceu nada (ainda), mas já "presenciei" comentários, sobretudo sobre fotos, vindas do estrangeiro a fazer elogios a amigas minhas.
Mas de seguida envio-te um ou dois episódios mais engraçaditos.

Ana Maia disse...

ora nem de propósito:

"segundo a marktest, durante o primeiro semestre de 2007, 77,6% dos internautas com mais de três anos, residentes em portugal continental, acederam a redes sociais online, o que corresponde a 2'3 milhões de utilizadores.
O hi5 é o site que atrai mais visitantes, liderando a tabela com perto de 2,02 milhões de utilizadores"

in diário econónimo