5 de dezembro de 2006

"não faças em privado...."

Ouvi há pouco tempo uma expressão que diz mais ou menos isto:
" não faças em privado aquilo que não queres ser visto a fazer em público".
Isto era no contexto das pessoas inconscientemente fazerem coisas na rua ou a conduzir, por exemplo, que estão acostumadas a fazer em casa e que são situações um pouco caricatas. O exemplo que foi dado nessa conversa a que assisti era tirar os chamados "macacos" do nariz ou coçar certas partes do corpo.
Eu percebo a expressão, ou seja, não te habitues a fazer certos gestos que depois dás por ti a fazer quando menos deves. Ok.
Mas levando a coisa mais a sério... por exemplo, então e sexo? Deixamos de o fazer em privado para não sermos apanhados a fazê-lo em público? :)
Há mais que dá para exemplificar, mas acho que esta situação dá que pensar...a expressão já não fará tanto sentido... (digo eu) pelo menos para quem tenha problemas de praticar sexo em locais públicos!

5 comentários:

Anónimo disse...

E por exemplo, o arrotar? em privado estamos à vontade, mas em público é má educação? Realmente parece ser motivo de brincadeira, mas se formos por exemplo para o norte de África/Médio Oriente, se não arrotarmos após uma refeição estamos a insultar o anfitrião. Onde termina a boa educação e começa a má educação, ou onde termina a cultura de um povo e começa o insulto?

Este poderá ser mais um aspecto onde diferentes culturas tem diferentes atitudes e onde nós pensamos que a nossa é a mais "educada". Mas mesmo pensando que a nossa é a melhor, não deixa de ter estes "conflitos de consciência".

E quanto ao sexo, bem nesse aspecto penso que o sexo em locais públicos (e outras variantes) começam a tornar-se menos tabus, já temos inclusive organizações/festas de convivio fetichistas, e por enquanto (se não me engano) temos uma lei permissiva para o sexo em locais públicos, penso que apenas restringe a exibição de orgãos genitais em público, as restantes restrições são senso comum perante uma sociedade de mente "fechada".

Em relação ao contexto original, se estivermos em casa/propriedade de outrém, há que respeitar quem nos recebe, em locais públicos, há que ter bom senso e também algum respeito, mas se começar a tirar macacos do nariz, só olha quem quer, e como diz o ditado "Quem está mal muda-se".

Para finalizar há um outro dizer que encaixa neste tema e que deixo aqui, "Em Roma sê/age como romano"

Sunshine disse...

Tiro meu chapéu ao DRC... disse tudo o que estava a pensar e mais...
De facto há coisas que em público não se faz pelo simples motivo que é "feio" é má educação... mas quem é que define as regras de boa educação e etiqueta?... cada cultura tens as suas!

Claro que o sexo é o melhor exemplo para desarmar a frase em si... na minha opinião, as coisas que se faz em privado não são para ser alvo de um publico (Claro isso agora cada um tem a sua perspectiva)... e já agora o que é, e o que não é aceitável privado? Ah pois é... depois vem a velha questão do que é e não é tabu...
E se eu não acredito em tabu´s na fronteira sexual mas também não quero partilhar-los com um publico, ai aonde é que encaixa a frase?

È um ditado que talvez funciona bem com crianças... um ditado que de certeza a minha avó adoraria e ainda utiliza... Não é ditado que me diga muito.

Ana Maia disse...

A mim não diz de todo, mas não tinha nada que ver com boa educação...foi engraçado terem levado para esse lado... :)

CodigoVerde disse...

Para quem me apanhar a "fazê-lo" em locais públicos, apresento desde já as minhas desculpas... :)

Ana Maia disse...

:D não posso comentar!