23 de janeiro de 2010

Liedson e Artur Jorge are now friends

Isto poderia de facto ser visto em qualquer rede social.... algo em comum têm.

Mas, pelas imagens que vi hoje do Liedson, pareceu-me sem mazelas. Das duas uma, ou as agressões físicas não foram assim tão duras por terem sido, talvez, rapidamente separados, ou quem levou na tromba foi o Sá Pinto.... bom, não vimos o Sá Pinto (e creio que não o veremos tão cedo), mas é uma possibilidade. Dizem que o Sá deu 3 socos ao jogador.... não sei, não é relevante.

Sim, a alcunha de Levezinho não deve ser entendida como Fraquinho. o Liedson mede 1,75M... pesa é pouco, mas há bem mais pequenos....

Adiante, apesar de ser uma notícia daquelas de fazer vender muitas paginas (e cá estou eu a não fazer diferente, embora não ganhe nada com isso), para mim era mesmo só saber:

  • quando?
  • com quem?
E não estou, claro, a referir-me ao Liedson. O Sá Pinto sempre foi um pouco uma bomba ambulante, com rastilho muito curto. A sua história no futebol assim o demonstra. A triste agressão a Artur Jorge, não foi o único ímpeto. "Apenas" o mais grave.

Por isso, apesar de com outra idade e responsabilidades, percebe-se que a garra, quem em muito foi uma vantagem na sua carreira, a nível pessoal se transformaria (pensava eu) um dia qualquer, num qualquer jogo, uma animada discussão a atirar para o físico, só que ainda bem que não apostei nada. Para mim, a passar-se, seria com um árbitro. Assistente, por exemplo, por foras de jogo mal assinalados, sei lá. Foi o que imaginei possível acontecer.

Nao tenho grande queda para apostas, felizmente, não consta no meu quotidiano.

Como reagi à notícia? Ao mesmo tipo não queria acreditar (ah ingenuidade...), mas fiquei mais estupefacta por ter sido primeiro, com um elemento do Sporting, segundo, por ser o elemento que é. É só o heroi da equipa. É só um dos melhores jogadores de sempre do Sporting. É só, embora não lider no sentido de capitão, mas a peça mais importante no plantel.... Só o homem mais forte (lá está!) de todos os jogadores.

A verdade é que um demitiu-se por alegada perda de autoridade. Só digo alegada, porque acho que o Sá Pinto confundiu um pouco as coisas. Quem tem autoridade no Sporting em relação ao plantel é o treinador, não o director do futebol (quem nem sequer é director desportivo). Digo eu. Não perde autoridade quem não a tem. Mas talvez pensasse que era mais importante do que realmente era. A verdade é que a penalização do jogador poderia ter sido mais pesada, assim entendesse a direcção, mas não. 30% do próximo ordenado ficam na casa, o que são 30 mil euros.
E treina e joga e pronto, assunto arrumado.

Mesmo que possa não parecer, fui uma fã do "Ricardo Coração de Leão". Não me esquecerei nunca da entrega à equipa, do seu vestir da camisola, do "comer a relva" tão famoso. Mas não gosto de estrelas (não destas). Não gosto, acima de tudo, de violência. Então violência com origem em testosterona de homens que nunca crescem.... nem vou alongar-me neste assunto, daria um post muito grande (bem maior que este).

Assim, só espero que o Levezinho siga a sua caminhada, que faz muita falta ao Sporting e, também, à seleccção, e que o Sá Pinto arrefeça de uma vez por todas. Nunca, mesmo que munido de todas as razões que não digo que não tenha, não é sequer a questão porque nunca serviria de desculpa, sai a ganhar.

Claro que " it takes two to tango". Fica mal a um e a outro. Ao Sá fica um pouco (um bocadinho só) pior por ser reincidente... É mau ter-se um rótulo destes, sair assim do clube que o adora e vice-versa é, no mínimo, lamentável.

Assim vão as animadas aventuras do meu atribulado Sporting. Gostava mesmo de comentar melhores notícias, mas um dia, lá mais para o fim do campeonato, falarei sobre o Carvalhal e o meu saudoso Paulo Bento.

(Por falar em Paulo Bento... não era ela que dizia que enquanto treinasse o Sporting o Sá Pinto nunca trabalharia no Sporting??)

:)

3 comentários:

DRC disse...

Bem, alegadamente um defendeu um companheiro de equipa, o outro os adeptos... atitudes louváveis... pecaram no modo escolhido para o fazer.

Aquilo que me interessa saber, tal como a todos e até ao Paulo Bento é:

Quem é o chibo porque os jornais ainda conseguiram imprimir a história na edição do dia a seguir?

Ana Maia disse...

Essa é uma boa questão...

O Expatriado disse...

É uma boa questão, mas não só no Sporting pois em Portugal não faltam chibos e muito mais interessantes.
Temos que reconhecer que se não fossem eles, nunca teríamos ouvido/lido as divertidas escutas ao Pinto da Costa, aos Loureiros, ao Armando Vara, ao próprio Sócrates que nem se dignava a ir à faculdade fazer exames ... bastava um fax em inglês macarrónico. Vivam os chibos :-)