30 de janeiro de 2010

The Fourth Kind

O que dizer disto?


Vi o filme. Tinha de ver. Pela temática, e pela venda de ser baseado em casos reais.
Em toda a promoção do filme, e no próprio, é indicado que as histórias são verdadeiras, que alteraram os nomes das pessoas e que utilizam imagens VERDADEIRAS.

Está bem feito, apanhamos uns bons sustos, a história é interessante.

Se pesquisarem na net encontram várias teorias, a maioria apontando para um falso caso verídico.

É verdade que desaparecem várias pessoas daquela cidade, que o FBI tem processos sobre isso, mas nada mais que relacione uma coisa com a outra.

Bom, não quero falar muito no argumento porque não quero ser uma spoiller, mas é estranho que ao ser de facto inventado (porque está cada vez mais na moda os filmes em modo de documentário) que depois não vejamos referência à actriz que desempenha a "verdadeira" psicóloga que aparece, que a produção tenha criado várias notícias falsas na imprensa do Alasca meses antes do lançamento do filme para lhe dar veracidade e em parte alguma do filme ou nas publicações oficiais conste que afinal é ficção.

Não deveria ser proibido isto?

Outros já fizeram filmes assim, como o recente Paranormal Activity, mas que depois facilmente se confirma ser ficção. Aqui não conseguimos. Pelo menos não pelos meios comuns, como o IMDB.

Seja como for, sugiro que vejam o filme, vale a pena. Está muito bem feito.

Mas, como sempre, não acreditem em tudo o que vêem e, principalmente, no que vos dizem :)


(Que pena não conseguir reproduzir em texto a música dos X Files, fica mesmo a calhar)

1 comentário:

O Expatriado disse...

Realmente está na moda os livros e filmes, tipo documentário mas ao mesmo tempo ficção. Era importante que todos informassem claramente onde começa e acaba a realidade.
Um autor "honesto" que eu aprecio, é o José Rodrigues dos Santos, nomeadamente nos romances "A Fúria Divina" e a "Formula de Deus", em que esclarece logo no inicio aquilo que é real.
Quanto a este filme, fiquei curioso e vou seguir a sua recomendação.