10 de agosto de 2007

Depressão Major (aguda)

Tenho evitado abordar este assunto por ter passado por isto, e ainda estar a curar-me.
Este post serve de alerta e a informação pode ser consultada no link no final do post. Espero que seja útil. Ninguém deve ter vergonha por passar por isto, é uma doença, não é capricho nem mania, nem controlamos como muita gente acha, que é uma questão de querer. Não é. É assunto sério e que deve ser conhecido, debatido, respeitado.
(À frente de cada sintoma assinalo com um ponto de exclamação (!) aqueles que ainda persistem no meu caso. Posso dizer-vos, que passei por quase todos eles).


Depressão Major (Aguda)
É a forma mais conhecida da doença e aquela a que geralmente nos referimos quando falamos de depressão.
Nesta forma de depressão pelo menos cinco dos sintomas listados abaixo têm de ocorrer por um período mínimo de 2 semanas, tendo também de representar uma mudança em relação ao humor ou comportamento prévio.
As duas pedras basilares da depressão, isto é, os sintomas que têm de estar presentes para confirmar o diagnóstico são:
- Humor deprimido – a pessoa sente-se triste e sem esperança na maioria dos dias e durante a maior parte do dia. Pode ter crises de choro. (!)
- Falta de interesse nas actividades diárias – a pessoa não sente interesse ou prazer nas actividades de que costumava gostar.
- Alterações do sono – podem ser insónias ou dormir excessivamente. É típico o acordar de madrugada e não conseguir voltar a adormecer. (!)
- Alterações do apetite e do peso – a depressão pode-se manifestar por uma diminuição ou aumento do apetite e, consequentemente do peso (uma diminuição ou aumento do peso corporal superior a 5% do peso habitual, sem causa identificável, pode indicar depressão) (!) - (no meu caso perda de apetite de peso)
- Alterações do pensamento e da concentração – incapacidade para se concentrar ou tomar decisões e também problemas com a memória.
- Agitação ou lentificação dos movimentos corporais – o indivíduo deprimido pode parecer agitado, irritável e facilmente aborrecido, ou então parecer fazer tudo em câmara lenta, respondendo lentamente às questões, num tom de voz monótono.
- Sensação de fadiga – o indivíduo sente-se cansado e sem energia. (!) - (raramente, mas ainda acontece)
- Baixa auto-estima – sensação de culpa ou incapacidade de fazer seja o que for. (!)
- Perda do interesse sexual – os indivíduos sexualmente activos antes de desenvolver a depressão sofrem uma redução dramática no interesse em ter relações sexuais. - (tenho de comentar este, porque nunca aconteceu, no meu caso é exactamente o contrário).
-Pensamentos recorrentes sobre a morte e o suicídio.

7 comentários:

DRC disse...

É sempre bom e importante saber ou relembrar sintomas, normalmente os sintomas fisiológicos costumam passar ao lado, como se fosse algo isolado.

Quanto aos (!), um irá dissipar-se mais rápido do que pensas, um outro seguirá-se logo de seguida, em consequência um terceiro irá diminuir e quem sabe desaparecer, um quarto, se ainda estiver ligado à depressão deverá seguir o mesmo caminho, se tiver a mesma "origem" do 5º, já não será depressão ou sintoma dele, poderá ser outra causa.

E quem sabe o teres deixado de evitar, não traga mais aspectos positivos, ou que te liberte de alguns negativos.

Mais poderá dizer-se, sobretudo sobre o significado e/ou sobre o poder de cada sintoma, uns pode haver que sejam preto e branco, mas outros haverá que terão uma zona cinzenta.

Ana Maia disse...

O problema mais grave é obviamente o pensar na própria morte.
É incontrolável e só damos conta quando tentamos.
Felizmente, a maioria das tentativas de suicídio são falhadas por não se saber o que se está a fazer ou faltar a meio a coragem e ainda se ir a tempo de parar.

Unknown disse...

Estou acusado de violencia domestica, por minha esposa, que teve Depressão major, eu nunca lhe encostei um dedo, mais o Juiz do T.F.M de Coimbra, votou-me fora de casa, como é que é posivel esta situação.

Ana Maia disse...

Não sei o que responder.
Não conheço o caso e não sou nem jurista nem psicóloga.

Lamento, seja como for.

Cristina Figueira disse...

Há 3 anos atrás foi me diagnosticado a chamada depressão major, sei muito bem o quanto horrível é e o quanto as pessoas que nunca passarão por isso não entendem o que sentimos e os nossos problemas. Juntamente com a depressão instalou-se as crises de pânico, uma sensação horrivel. Não podendo estar em sítios com muita gente, locais fechados etc. O sindrome do pânico deixa-nos sem saer o que fazer, com tonturas, medo, tremores, coração dispara e com uma enorme vontade de sair do local onde nos encontramos. Este ano voltei novamente a sentir as crises e a depressão. Ponho-me a pensar, será que algum dia estarei bem?

Ana Maia disse...

Cristina, eu ultrapassei a minha depressão.
Deixa mazelas? Sim, deixa. No meu caso abalou a minha auto-estima fortemente. Tornei-me desconfiada, sofro por antecipação, etc. Mas mesmo isso está a melhorar.

Força e rodeie-se apenas de quem a faz sentir bem. Faça apenas o que lhe dá alguma satisfação. Afaste de si mesma os pensamentos negativos.

Custa, mas no meu caso não é apenas teoria. Somos capazes de dar um chuto a esta doença.

Está a ter acompanhamento psicológico/psiquiátrico?

Ana Maia disse...

PEÇO QUE CASO QUEIRAM COMENTAR ESTE POST O PASSEM A FAZER NO SEGUINTE ENDEREÇO: http://depressaomajor.blogspot.com/

OBRIGADA