13 de agosto de 2007

Antropologia?! O que se aprende nesse curso??!

Esta é uma questão que me fazem.... várias, muitas, vezes!
Poderia escrever aqui várias definições de Antropologia, umas mais abrangentes, outras mais específicas.
Mas penso que por aqui conseguem ficar com uma ideia.
Se quiserem saber mais digam...
A Antropologia transmite o conhecimento das problemáticas mais marcantes da disciplina e da sua relação com as preocupações políticas e culturais de cada época; das questões socio-culturais da actualidade, nomeadamente das implicações das relações interculturais e do etnocentrismo; da diversidade cultural, através do conhecimento aprofundado de diferentes contextos etnográficos.
O objectivo de uma licenciatura em Antropologia é a formação de antropólogos em contextos profissionais diversificados, nomeadamente: ensino e investigação; direitos humanos, desenvolvimento e cooperação, património cultural, relações interculturais, etc.
A licenciatura em Antropologia fornece uma formação académica que dota de preparação científica e cultural os seus alunos, transmitindo-lhes competências genéricas de carácter profissional e instrumentos para a prática de uma cidadania informada.
Eu costumo dizer que todos somos um pouco antropólogos, ou pelo menos, deveriamos ser.
Eu não encontro outra formação académica com que mais me identifique, quem me conhece assim o saberá reconhecer.

1 comentário:

DRC disse...

Eu confesso, tempos houve, em que confundia Antropologia com Arqueologia!