18 de outubro de 2006

Say what??! Ibéria?

Fonte: SIC Online ( obrigada pela dica, DRC )

"Uma sondagem, publicada na revista Tiempo, revela que cerca de metade dos espanhóis inquiridos defende a fusão entre Portugal e Espanha, quer que Madrid seja a capital da Península Ibérica e que o nome a prevalecer seja o do país vizinho.


Mais de oito séculos depois da independência de Portugal, o tema é recorrente. Mas os números nem tanto. Dos espanhóis inquiridos, 45,7 por cento defende que a Península Ibérica deveria ser um só País.

O estudo, encomendado e publicado pela revista Tiempo, foi realizado pela Ipsos.
Os resultados são mais curiosos quando avaliadas as respostas de espanhóis na faixa etária 18-24 anos. Destes, quase 51 por cento defende a fusão.

Entre os partidários da criação de um único Estado, 43,4 por cento defende que o nome a eleger seria "Espanha". Outro valor considerável: 39,4 por cento defende a solução "Ibéria".

A pretensão dos inquiridos é que Madrid seja escolhida como capital do novo País em detrimento de Lisboa (opção apoiada por apenas 3,3 por cento). A família real espanhola colhe muitos simpatizantes espanhóis que, neste estudo, escolhem a Monarquia constitucional como regime a adoptar numa possível fusão. Ainda assim, 30 por cento escolhe um sistema Republicano.

O tema tem sido alvo de discussão ao longo dos séculos. Mas, só muito depois da Restauração da Independência, a 1 de Dezembro de 1640, é que se deram passos concretos no sentido do projecto iberista. Principalmente no século XIX, período durante o qual foram criadas duas entidades - o Club Ibérico e a Associação Hispano-Lusa - que defendiam a criação de um só País, com várias Nações nesta Península europeia. "

__________

o que me dizem disto? tem-se a ideia que os portugueses é que costumam dizer, mais em tom de desabafo que outra coisa, que mais valia Portugal passar a ser Espanha....

2 comentários:

Anónimo disse...

Devo dizer que achei a sondagem engraçada/curiosa, e comentando em primeira instância a sondagem em si, fiquei surpreso por os espanhóis terem pensado no assunto, mas não sei explicar o porquê.

Quanto à faixa etária, aí não tenho supresas, eu pessoalmente, após observar o sistema político e suas figuras do nosso país e de comparar o nível de vida entre os dois países para o cidadão comum (sem esquecer que em Espanha também há problemas), eu sinto-me tentado ao "Sim" à hipotética fusão. Veja-se que ambos os países aderiram à UE na mesma altura, mas os espanhóis souberam dar melhor uso a esse facto, em Portugal vemos muito falatório acima de tudo.
Mas no final somos portugueses, e se não contarmos com certas pessoas, temos orgulho em ser portugueses!

Por um lado seria curioso realizar-se uma sondagem idêntica em Portugal, será que o patriotismo fala mais alto ou será a tal melhor economia espanhola?
E se me é permitida uma pequena "teoria da conspiração" sobre causa/efeito, não me espantaria que esta sondagem espanhola e a sua divulgação em Portugal, não fosse um iniciar de processo dos espanhóis para ser feita idêntica sondagem no nosso país e averiguar da receptabilidade dos portugueses à fusão.

PS 1 - Iberia sendo um termo mais "correcto/justo", não deixa de ser uma marca espanhola (ex: a companhia aérea)

PS 2 - sobre a faixa etária, era dos 18 aos 24, eu referi-me posteriormente sobre mim, mas já estou noutra faixa acima, mas ainda sinto-me jovem :)

Sunshine disse...

E porque não? Talvez juntos conseguimos resolver e melhorara imensa coisa!
O ponto mais delicado que eu creio que está em causa é a cultura... não é justo pedir nem um nem outro dos paises para sacrificar a sua cultura!
Mas sendo da Àfrica do Sul onde existem 11 linguas oficiais e inumeras culturas diferentes, apenas chego a uma conclusão: que com respeito comum e compreensão, todos os povos são capazes de viver felizes.
Considerando a teimosia de ambas as partes... os primeiros tempos iam ser dificeis... ou talvez não, considerando que nós até bem que precisavamos de mudanças concretas no nosso país, talvez seria uma bençoa!
Também não sei se identifico com "Ibéria" até porque tenho muito má opinião da companhia aérea mas também o nome é o pouco de tudo.
Também tenho curiosidade de saber a opinião dos portugueses...
Aqui está tema para muito debate!