13 de outubro de 2006

O que é ser livre?

3 comentários:

Anónimo disse...

Se me é permitido vou responder com mais perguntas

O que é estar preso?

Será poder fazer tudo?
Não ter que justificar-se?

Será exprimir-se sem tabús?
Ter quem nos compreenda sem dizer nada?

Será viver numa democracia?
Poder exercer todos os nossos direitos?

Será conseguir ter a mente e o corpo em sintonia?
Capaz de abster-me do mundo, do corpo e deixar a mente viajar pelo mundo, pelo universo?

Será viver a nossa vida?
Melhorar o sitio/planeta onde vivemos?

Será viver com consciência leve?
Poder cometer pecados?

Penso que muitas mais questões podem ser colocadas, o que parece ser seguro afirmar é que, o Homem tem tendência a só dar importância a algo quando a perde, a liberdade é algo que se pode perder, se a perdermos, decerto saberemos o que é ser livre, em muitos aspectos.

Sunshine disse...

DRC tem razão, ser livre tem muitos contextos e perspectivas... depende em cada pessoa, no seu estado de espirito e na fase em que a sua vida se encontra...
Para mim ser livre é ter poder de decisão.
Enquanto tenho a liberdade de decidir por mim, considero-me livre.
Isso significa que até numa prisão onde eu ainda posso escolher entre a vida e a morte, a hora que adomeço, para quem quero escrever... o conteudo das minhas cartas.
Sim... uma pessoa é sempre livre desde que se considera livre... mais uma vez, é apenas uma perspectiva.

Ana Maia disse...

se soubesse a resposta não faria a pergunta! Nem mais, gostei muitos dos comentários e espero ver mais! Foi para isso o post e não se inibam de ir acrescentando qualquer coisa se vos ocorrer! eu farei o mesmo.