8 de outubro de 2006

A meio da tabela

E cá estamos nós airosamente em 15º, numa tabela de 30.

Somos o segundo país mais corrupto da Europa, à nossa frente vai a já também flamigerada Itália!

Sempre nos achei muito parecidos com os italianos...de aspecto, de costumes, a conduzir...só faltava na corrupção.

No entanto, não parece que isto seja novidade para alguém, mas fica aqui mais um número para comentar... ou não.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem, a França não está muito longe, tendo em conta que já tem passado em corrupçóes ao mais alto nível político (mesmo com o falecido presidente F. Mitterrand).
Quanto a comparações com Itália, talvez o mais politicamente correcto seja dizer "Somos todos iguais e ao mesmo tempo todos diferentes!".

Mas voltando a Portugal, realmente também não creio que seja novidade, seja a nível mais "sério" (política/industrial), seja a nível de "brincadeira" (ex: futebol). Qualquer mudança a nível de liderança significa apenas mais uma cara conhecida dos portugueses, quando já se pede novas caras e se possível, novas ideias.

Os indivíduos que dão a cara pela verdade (ou assim parece), é-lhes visto ser cortado o apoio quando a verdade é incómoda para algumas pessoas (Maria José Morgado ou até mesmo Souto Moura por exemplo).

A nomeação do novo Procurador-Geral da Républica e o recente discurso de Cavaco Silva parece ir dar novo alento à luta contra a corrupção, mas tal como a ideia da corrupção não é novidade, também parece ser inevitável que do discurso de Cavaco Silva à práctica se percorra um muito grande caminho, e que o novo Procurador se fique ou pela imagem/fama de ser contra a corrupção ou de ver os apoios cortados como ao seus sucessores ou colegas.

Em relação à 15ª posição, há sempre um ou outro país em que podemos alegar que é mais corrupto, mas pessoalmente, acho engraçado à 2ª posição da China, o Comunismo em todo o seu esplendor capitalista (ainda começa a acreditar que o Partido Comunista Português, é a única "instituição" comunista do mundo que realmente se preocupa com o povo e não com o dinheiro/poder, mas isso são outras histórias!)

Sunshine disse...

Confesso que não me surpeendo com os resultados oficiais... alias não me surpreendia se eramos os primeiros na tabela.
Lembro-me perfeitamente de dizer ao meu pai nas ultimas eleições que não fazia ideia por quem votar... não existe um politico que considero honesto neste pais!
Há que procurar o melhor do mau, e ter esperança por um bom lider... pois o exemplo vem de cima.