5 de maio de 2006

Provérbios e ditados

Eu não sou muito boa nisto!
Quem convive comigo já sabe. Sempre que tento dizer um, nunca o acabo.
Ou misturo vários num só, ou troco tudo ou, ainda e o mais frequente, começo e tenho de pedir a alguém que o complete. Enfim, há que ter algum defeito!
No entanto, tenho sempre a net e umas cábulas. Estão aqui alguns. Uns conhecidos, outros nem tanto.
Não resisti em fazer comentários. Estava para aí virada!

Querem fazer o mesmo? Força, comments please!

_______________
"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." Provérbio chinês.

( Bem, sobre este é muitas vezes verdade. Mas há sempre quem consiga semear e fugir de fininho para outros colherem a porcaria....os chamados espertos ).
_______________
Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Dave Weinbaum.

( este pode dar panos paa mangas. E eu até tenho a minha parte qb de idealista. E com muito orgulho. O problema surge quando apesar de todo o talento e esforço, ninguém nos reconhecer nada. Ou até reconhecem, mas por razões que nunca hei-de perceber, fazem-no em silêncio ).
_______________

"Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta."
Carl Young

( sem dúvida. É verdade. Mas convém olhar para fora também, no entanto não para sonhar, mas para crescer ).
_______________
"Os poderosos podem matar uma, duas ou até três rosas, mas jamais poderão deter a primavera.”
Che Guevara

( Isto vindo de quem liderou campos de concentração tem muito que se lhe diga...) .
_______________

"Olha para os que te amam e não para os que te desprezam."

( Este funciona, posso atestar-vos isso. Mas eu gosto mesmo é de olhar para os que desprezam, é um desafio ) .
_______________
"Ainda está por provar que a inteligência é importante para a sobrevivência"
- Arthur C. Clarke

( dos mais acertados que tenho encontrado! E não é que está mesmo? Eu diria, cada vez mais! ).

1 comentário:

Anónimo disse...

Também não sou grande coisa, e dos que conheço a maior parte não sei o autor/origem da mesma, mas aqui ficam.

______________

"Quem semeia ventos colhe tempestades."

(uma variante do primeiro provérbio enunciado no post).

______________

"A ignorância é o pior de todos os males."

(e quem diz ignorância também diz não fazer nada).

______________

"Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer."

(Ainda estou à espera da criança que digo isto com conhecimento de causa ;) ).

______________

"Quem tudo quer tudo perde."

(e tantos que perdem 2 euros por quererem ganhar o euromilhões, eu inclusive).

______________

"Água mole em pedra dura tanto dá até que fura."

(depois há os persistentes e os chatos).

______________

"É prova de inteligência saber ocultar a nossa inteligência."
- François La Rochefoucauld

(mais ou menos em concordância com o de Arthur C. Clarke).

_____________

"Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade."
- Confucio

(esta penso ser universal e real).

______________

"Teme o que desconheces e não o que conheces."

(uma das minhas favoritas, senão a mais, em linha de conta com "as aparências enganam". Quando tive conhecimento deste provérbio, o mesmo foi atribuido a Sun Tzu e ao seu livro "A Arte da Guerra", ainda não pude verificar, mas a ser verdade diz muito sobre a sua aplicabilidade).