29 de janeiro de 2006

" O Quadrado ( e outros contos ) "

Feedback positivo.

Eu gosto particularmente de contos.
E também gosto particularmente de Manuel Alegre.
Gostei bastante deste livro, especialmente do último conto, o que dá o nome ao livro: O Quadrado.

Recomendo!

" As Intermitências Da Morte "

Feedback negativo.
O título é apelativo, e o autor por si só também.
Mas é manifestamente um livro fraco. Fraco principalmente para quem nos habituou a muito melhor. Mas fraco genericamente, fosse quem fosse o autor. É mesmo possível dizer-se que é mau.
Consegui ler até ao fim. Mas fiquei desapontada.
Estava muito longe de pensar que hoje veria nevar em Queluz.
Mesmo depois de receber a chamada da minha mãe a dizer que estava a nevar em Sintra, que é mesmo aqui ao lado, nunca pensei que chegasse cá em baixo.
Mas chegou! Está muito frio lá fora, como é óbvio. E eu tive de lá ir. Equipei-me o melhor que pude e peguei na cadela e lá fomos! Nem ela achou piada e é uma raça do frio!
Muito engraçado, afinal morro depois de ver nevar em Lisboa! Fantástico!

Ah, e viva o SCP!!!

23 de janeiro de 2006

Alguns comentários às eleições de ontem...

Cerca de 37,39 % não votaram.
Já vimos bem pior, desta vez pelo menos foi mais expressiva a participaçao, mas mesmo assim, 37% de quase 9 milhões de eleitores, decidiram não votar. Não votar mesmo, não foram lá!
Não é votar em branco ou votar de forma nula. É não ir! É prescindir de um direito por que tantas pessoas lutaram, várias morreram, outras foram torturadas. Faz-me confusão e entristece-me saber que há tanta gente desinteressada ao ponto de deixar que os outros decidam por si seja o que for. Não é não votando que se luta contra o sistema. Não é não votando que se exprime seja o que for, a não ser, claro, uma profunda falta de respeito. A mim ofende saber que há quem não vote por opção. Convém lembrar que quem prescinde do direito de votar, que por acaso tambem é um dever, mas enfim, também perde o direito de abrir a boca para reclamar sobre seja o que for que diga respeito ao rumo da nação. A essas pessoas, se não votam, se não querem saber, se não têm ideias próprias, se se demitem das poucas formas directas de participarmos, tenho uma conselho: Emigrem! Aliás, é um pedido. Emigrem, sff!


Agora algumas frases sobre os resultados de ontem:



Um milhão de votos "contra ventos e marés, contra tudo e contra todos"
Manuel Alegre

"É um ataque à liberdade e à democracia, um mau prenúncio para os tempos que aí vêm"
Helena Roseta, sobre a interrupção do discurso de Manuel Alegre por Sócrates

" Foi interrompido involuntariamente"
porta voz do PS sobre o incidente acima mencionado

"A vitória de Cavaco Silva não é o fim do mundo"
Garcia Pereira

"O país deve muito a Mário Soares." "Mário Soares chegou tarde a este desafio"
Marcelo Rebelo de Sousa

"Até que enfim que conseguimos!"
PSD Porto

"Ao reconhecer que houve uma derrota da esquerda, quero sublinhar que as grandes mudanças estão a germinar"
Francisco Louçã

19 de janeiro de 2006

Protesto !!!!

A ANIMAL foi informada, e confirmou hoje através de notícias na imprensa, de que a TVI e a Endemol se preparam para avançar com um novo “reality show” que será dentro de um circo com animais. Até ao momento, foi possível confirmar que a TVI e a Endemol pretendem alugar uma tenda de circo ao Circo Miguel Chen, assim como artistas e animais de circo para este programa. Inspirado no “reality show” “Celebrity Circus”, formato que a Endemol tem usado noutros países, o propósito aparente deste programa será fazer com que os concorrentes – que serão, em princípio, figuras públicas portuguesas – tenham a experiência de viver num circo durante três meses e de aprender artes circenses, nomeadamente domando animais, desde logo tigres e leões. Esta iniciativa da TVI e da Endemol em Portugal torna, agora, mais clara a razão pela qual o circo com animais, nomeadamente o Circo Miguel Chen, foi promovido primeiramente na “Quinta das Celebridades” e, depois, na “1.ª Companhia”, por esta produtora e por esta estação de televisão. Isto acontece, mesmo depois de, desde Outubro de 2005, a ANIMAL ter vindo a, por diversos meios, apresentar provas públicas – disponíveis online em http://www.animal.org.pt/ – de inúmeras situações de crueldade contra animais e de acondicionamento, alimentação, abeberamento e tratamento de animais em condições profundamente pobres e inadequadas em todos os circos que foram investigados pela ANIMAL e pela Animal Defenders International, nomeadamente no Circo Miguel Chen.

Por favor, utilize os contactos abaixo referidos e envie a mensagem abaixo sugerida ao Director Geral da TVI e à Direcção da Endemol. Nesta mensagem, peça, de modo positivo, que a TVI e a Endemol, se de facto pretendem promover este programa, o espectáculo de circo e as artes circenses, aproveitem para apresentar o circo sem animais, nunca escolhendo ou aceitando a participação de animais neste programa.

Contactos da TVI e da Endemol

TVI – Televisão Independente, S.A.
E-mail: relacoes.publicas@tvi.pt
R. Mário Castelhano, 40 – Queluz de Baixo
2749-502 Barcarena
Tel.: 21 434 75 00
Fax: 21 434 76 54

Endemol – Produções Televisivas Portugal
E-mail: geral@endemol.pt
R. Tierno Galvan, Torre 3 - Piso 8
1070- 274 Lisboa
Tel.: 213 890 800
Fax: 213 890 888

Envie sempre as mensagens com conhecimento a campanhas@animal.org.pt.

Obrigada!!!!

Mensagem sugerida

Exm.º Senhor Director-Geral da TVI
Exm.º Senhor Director da Endemol

Exm.os Senhores,

Foi com espanto e preocupação que soube que a TVI e a Endemol estarão a preparar um novo programa que, aparentemente, aconterá num circo ou que, pelo menos, aparentemente acontecerá num ambiente recriado de circo. A minha preocupação deveu-se sobretudo a ter ficado com a ideia de que, neste programa, seriam usados animais de circo, e que parte das tarefas dos concorrentes seria aprender a domar animais de circo, estando, segundo notícias divulgadas na imprensa, o Circo Miguel Chen para ser o parceiro da TVI e da Endemol neste programa. Sabendo do programa “Celebrity Circus” e temendo que fosse reeditado, pela TVI e pela Endemol, em Portugal, envolvendo a utilização de animais com fins circenses, venho pedir a V. Ex.as, desde logo como espectador da TVI, que, se de facto decidirem avançar com este programa, optem por promover o circo, mas sem animais, seja no contexto do circo tradicional sem animais, como é o caso do Circo Nacional da China, seja no contexto do novo circo, que não tem animais, como é o caso do Cirque du Soleil e do Cirque Plume.

O meu pedido funda-se sobretudo nos seguintes factos. Em Julho e Agosto de 2005, investigadores da ANIMAL e da ADI – Animal Defenders International desenvolveram uma investigação especial dentro dos circos portugueses, que passou por uma investigação sob disfarce dentro do Circo Soledad Cardinali, e que mostrou, com filmagens em vídeo, os muitos detalhes do tratamento cruel que é destinado aos animais que estão em circos portugueses, sejam eles quais forem. Foram filmadas várias e impressionantes imagens de violência contra animais, por parte dos directores e donos dos circos e por parte de tratadores e funcionários, nos circos Victor Hugo Cardinali, Soledad Cardinali e Magic. Foram registadas inúmeras situações graves de negligência e total inadequação dos alojamentos dos animais e da maneira como são mantidos e condicionados às exigências mínimas de bem-estar animal, mesmo as estabelecidas na lei, nos circos Atlas, Chen 1 (agora, Miguel Chen), Chen 2, Americano, Magic, Internacional de Montecarlo (que, apesar do nome, é português e actua só em Portugal), Victor Hugo Cardinali, Soledad Cardinali, Roberto Cardinali, Dallas, Império Cardinali, Davide Cardinali, entre outros. A conclusão desta investigação serviu para reforçar o apelo da ANIMAL e da ADI – Animal Defenders International para que o fim do uso de animais em circos aconteça e para que as pessoas boicotem estes espectáculos (preferindo espectáculos de circo sem animais). Em http://www.animal.org.pt/, estão disponíveis online algumas das muitas provas de crueldade recolhidas em 2005 em circos portugueses. O relatório "Basta de Sofrimento nos Circos", também acessível em http://www.animal.org.pt/bo/conteudos/imagens/Relatorio_Basta_Sofrimento_nos_Circos_pt.pdf, apresenta, extensiva e detalhadamente, todos estes factos.

Neste sentido, venho pedir à TVI e à Endemol que não promovam o uso de animais em circos. É fundamental que uma estação de televisão e que uma produtora com o impacto público da TVI e da Endemol não se envolvam de modo algum no apoio a actividades em que os animais são mantidos e tratados de modo cruel e tão anti-pedagógico. É fundamental que o circo com animais, um espectáculo deplorável que afronta os princípios da conservação das espécies, do respeito pelos animais e que é absolutamente anti-pedagógico, não seja visto como um espectáculo aceitável, menos ainda para crianças e famílias.

14 de janeiro de 2006

A cidade está deserta
E alguém escreveu o teu nome em toda a parte
Nas casas, nos carros, nas pontes, nas ruas
Em todo o lado essa palavra
Repetida ao expoente da loucura
Ora amarga! ora doce
Pra nos lembrar que o amor é uma doença
Quando nele julgamos ver a nossa cura



( parte da letra de 'Ouvir Dizer', dos Ornatos Violeta )