16 de agosto de 2005

Pronto, está dito, assunto encerrado!

Há pessoas com autêntica verborreia!!É um espasmo mental, tipo vómito, e muitas vezes sai mesmo porcaria.
Uma coisa é discutirmos ideias, opiniões e sermos obstinados da defesa dos nossos valores, ideias, crenças, gostos, o que quer que esteja em causa na discussão.
Outra coisa é queremos fazer isto mas fazendo-o da pior maneira. Sem humildade, sem saber calar para ouvir ( discutir compreende ouvir os outros , não só dizer o que apetece ). Sem ter a atitude de " eu é que sei". Na maioria das vezes este tipo de pessoas que acham que têm que mandar uma posta de pescada para o ar sobre seja o que for que alguém esteja a discutir, normalmente " sabem " muito na teoria( ou nem isso, é o que ouviram o amigo ou a amiga dizer, não têm sequer fundamentos próprios formados para o que dizem ).
Como falar de voluntariado, lutar por causas, ter valores humanistas. Mas porque gostam tanto de apontar o dedo e mandar abaixo quem faz qualquer coisa todos os dias pelos outros? Sendo que, nunca esquecer, fazer pelo outros é sempre fazer por todos.
Mas porque têm tanto prazer em tentar minimizar o esforço dos outros, o sucesso e empenho dos outros?
Pura inveja?
Vergonha de certos actos e atitudes partirem de outros em vez deles?
Recalcamentos?
Puro egoísmo que tentam disfarçar?
Porque são daqueles que têm sempre que "brilhar" ( embora façam figuras tristes e percam credibilidade e acabam a falar sozinhos? )...
Onde estão essas pessoas quando é preciso fazer alguma coisa?
O que fazem para agitar consciências, provocar debates sobre assuntos que em pleno sec. XXI parecem ainda ser tabús para certas pessoas? Como o aborto, a sida, a fome, a guerra, como a violação dos direitos humanos, direitos dos animais ( os restantes! ), a natureza...
Apenas abrem a boca quando acham que sim.
Isto é um desabafo, não é uma generalização. Este desabafo foi provocado por um rosto, por um nome. Mas não conhecemos todas pessoas assim?
É que nem um blog se dão ao trabalho de fazer para aí, sim, no seu espaço que até pode nem ser visto por ninguém, dizerem o que querem!!
Agora, se decidem discutir com outras pessoas um assunto, façam-no com inteligência, com respeito por quem algumas vezes até sabe mais do assunto que nós, porque podemos todos aprender uns com os outros. É suposto.
Se querem falar para se ouvirem a si próprios, falem com o espelho.
Saber ouvir é mesmo uma grande qualidade. Lutem contra essa vontade de cuspir sons da boca para fora, pensem duas vezes antes de o fazerem. Não custa nada. Assim todos podemos falar, todos podemos ter ideias diferentes.
Falar por falar, antes estar calados!
Pronto, está dito, assunto encerrado!
( ufff...! )