5 de setembro de 2007

"I think the reward for conformity is that everyone likes you except yourself."


-- Rita Mae Brown

11 comentários:

DRC disse...

But sooner or later everyone else will trend the same opinion, unless changes or the disappearance of the conformity occur on (the) oneself

Moralles disse...

e se ninguém gostar de nós?

Ana Maia disse...

não sei, não é a minha realidade. E duvido que seja a tua. Mas podemos lançar o tema, fugindo do que realmente a frase quer dizer. Estão à vontade.

DRC disse...

Pode-se sempre ver pelo lado socio-cultural: para "poder-se" ter alguém a gostar de nós, teremos que seguir os valores da Sociedade mesmo que esses valores não sejam os nossos!

Isto deixando de parte a componente do índividuo enquanto singular

Moralles disse...

Não era com a ideia de mudar assunto nenhum, nem me estou a referir a mim, apenas tentar ver o que seria a ideia oposta até para compreender melhor esta.

Então pego por outro lado.

Ser inconformado faz com que ninguém goste de nós?

Apesar de em determinadas situações possa fazer algum sentido, não concordo numa relação directa entre o conformismo e a apreciação do individuo. Talvez faça sentido, se na realidade, o facto de o individuo se sentir conformado e por consequência desiludido consigo próprio.

Acho que são 3 elementos muito complexos para se conseguirem justificar por completo uns aos outros.

Ana Maia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Maia disse...

Bom, a frase se fosse minha não seria escrita dessa forma. Mas é completamente verdadeira. O que não implica outras verdades.

Gosto pouco de verdades absolutas.

A verdade da frase é mesmo o que diz. Uma pessoa conformada com tudo é desinteressante, deixa de viver, de questionar, de querer conhecer outras realidades,etc.

Para mim isso é ser desinteressante, não me imagino sem ideias próprias ou sem as demonstrar, sem questionar o mundo.

Ou seja, não colocaria nunca a questão do inverso, porque não é assim que vejo afirmações destas. Não questiono sequer o que é ser inconformado. Eu sou inconformada por natureza!

Não fosse o meu nick... UNRESIGNED!
´
A frase vai muito de acordo ao que diz o DRC. Quanto mais parvo fores, passivo, mais um no rebanho, mais gostam de ti. Porque não incomodas, não questionas, não te manifestas, não lutas, não reivindicas.

Logo, o prémio para a conformidade é a sociedade em geral gostar de ti. E tu cada vez menos de ti próprio, porque não tens identidade.

Sunshine disse...

Reconheço esta frase ;)...
Aqui vai uma Sunshine original:
"The biggest job you´ll ever have is being yourself - it begins at birth and ends with you"

Ana Maia disse...

agree! the biggest and the hardest

mr disse...

Eu até concordo com a frase, mas também não a diria da mesma forma. Até porque as pessoas que gostem de nós por sermos conformados, são precisamente aquelas a quem menos nos interessa a sua empatia para connosco.

mr disse...

Já agora, tenho uma questão para a Sunshine: onde é que nós terminamos?